<
logo RCN
Cotidiano

Carla Reche

Bravo!

"Todos têm que ser iguais. Não é porque a pessoa tem um cargo melhor que vai passar por cima de pessoas que estão ali querendo atendimento, esperando sua vez. Isso eu não vou aceitar jamais. Se esse é o preço para eu cumprir, que me prenda novamente" - do médico Fábio Marlon Martins França, preso no interior de Goiás por não priorizar atendimento a um delegado. Atitude digna do médico viralizou nas redes sociais.


Robotizados 1

Você já ouviu falar sobre nomofobia? Não? Então vamos ao significado desta palavra: é o medo irracional que se caracteriza pela ansiedade e angústia causadas pela incapacidade de ficar sem o celular ou não conseguir usá-lo por algum motivo, como a ausência de sinal, o término do pacote de dados ou da carga de bateria... Li matéria esta semana sobre levantamento feito pelo Google, mostrando que 73% dos brasileiros não saem de casa sem seus dispositivos móveis.


Robotizados 2

E tem mais: de acordo com a psicóloga Carla Cavalheiro Moura, colaboradora do grupo de dependências tecnológicas do Pro-Amiti (Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso), do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, "o uso excessivo da tecnologia se refere a uma condição a qual o indivíduo é incapaz de conter e limitar seu desejo de uso. Ele perde a noção do tempo e demonstra nervosismo, irritabilidade e agressividade quando privado de suas conexões". E o mais preocupante nisso tudo é que a nomofobia não é exclusividade de adultos, não. Pais de crianças e adolescentes que acham lindo os filhos passarem horas e mais horas em frente a um aparelho celular deveriam rever situação.



Formatura de uma galera super animada do curso de jornalismo

da Uniplac começa nesta sexta (4), com culto ecumênico às 20h,

no Santuário São Judas Tadeu. Amanhã (5), tem colação de grau,

às 17h, no Clube Caça e Tiro. Entre os formandos, a editora web

do Folha da Serra, Cláudia Pavão.


Relíquia

Fernando Leão está no canal do youtube com o projeto Memórias Lageanas. Trata-se de uma websérie idealizada e apresentada por ele. O professor e jornalista tem desenvolvido um trabalho bem bacana mostrando a história de Lages. Recentemente, gravou um dos episódios que em breve estará no ar e ele mesmo conta onde foram feitas as cenas. Diz aí Fernando: "Terminamos as gravações de janeiro em um lugar que evoca memórias de nossos antepassados: o cemitério. E é no Cruz das Almas, em Lages, que tenho uma ligação muito forte com uma história que rende até hoje, a dos 'irmãos' Canozzi. Mais tarde, passei a conhecer mais sobre a cigana Sebinca Christo e, junto com meu amigo Lourival Andrade Júnior rodamos um documentário sobre ela. E é no projeto Memórias Lageanas que contarei os bastidores de toda essa jornada". Iniciativa nos dá a oportunidade para revermos fatos passados e que fazem parte da nossa história. Ah, caso você tenha alguma memória registrada e queira que ela faça parte deste projeto, é só enviar para o memoriaslageanas@gmail.com. A websérie já tem cinco episódios disponíveis no https://youtu.be/9HTrocWJX2A.


O jornalista Fernando Leão resgatando memórias lageanas


Os "Irmãos" Canozzi, assim como a cigana Sebinca, terão suas

histórias revistas na web série



Elizabeth Hartmann é daquelas mulheres que correm atrás do

ue querem. Com os filhos criados e separada, deixou Rio das

Antas (Meio Oeste do Estado) para morar em Lages. Por aqui

reiniciou seus estudos e realizou um sonho antigo, assim que se

formou em direito. E hoje é uma daquelas advogadas que manda

ver nos seus processos. Elizabeth é mãe do empreendedor Nabuco

Fontoura (foto) e da cirurgiã-dentista Mônica Moraes Orsatto.


Síndrome de Burnout

Veja o que diz o médico Ederson Bettoni a respeito desta síndrome declarada como doença pelo Código Internacional de Doença/CID: "Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, você até pode ser uma das centenas de pessoas que sofrem desse mal e nem sabe. Trata-se de um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Profissionais de saúde são altamente propícios a esta síndrome, principalmente nesta época de pandemia. Para esta síndrome passar longe, é preciso evitar sobrecarga laboral, como os excessos de jornadas ou duplas jornadas de trabalho. Saiba dizer não, tenha bons hábitos de sono e alimentação e acima de tudo cuide de sua vida familiar e social. Fatos e ações simples podem fazer com que tenhamos uma ótima qualidade de saúde mental no trabalho."


 Bettoni é médico pós graduado em psiquiatria e saúde mental


Curtas

*Fake News disparam nas redes sociais. E olha que a campanha eleitoral nem começou. E já vou avisando que não estou recebendo vídeos, áudios e/ou mensagens que nem mesmo você que está enviando sabe se são verdadeiros ou não. Enviou sem ter certeza vai ser bloqueado


*E logo mais às 19h30, acontece a missa de acolhida da posse canônica do novo pároco da Catedral Diocesana. Assume a função o Pe. Marcos Antônio Costa. Ele esteve à frente do Santuário São Judas Tadeu por uma década.


*Bombeiro Legal está disponibilizando 75 bolsas de estudo para a formação de bombeiro mirim civil em Lages e região. Crianças e adolescentes (04 a 14 anos) podem participar. Sim, o treinamento é para meninos e também para meninas, é 100% presencial e prático e envolve educação, respeito e disciplina.


Carla Reche Anterior

Carla Reche

Carla Reche Próximo

Carla Reche

Deixe seu comentário