logo RCN
Cotidiano

Carla Reche

Brincando com vidas 1

Quando foi consultar pela primeira vez, devido a dores incessantes na região pélvica, Ruth (vou preservar seu sobrenome) ouviu do médico que a atendeu, na época, na USB do Bairro Santa Catarina, um:"você é bardosa demais" e a dispensou. Nesses três anos de espera, Ruth foi feita de peteca com idas e vindas para consultas entre Lages e Florianópolis, depois de ficar sabendo que precisaria de uma histerectomia (retirada do útero, ovários e trompas). Na última vez que foi à capital do Estado, mês passado, foi informada que a cirurgia novamente havia sido transferida. Ficou para o dia 4 de abril último. Antes desta data, com muitas dores, foi parar na UPA e de lá para internação no hospital Tereza Ramos, onde não fizeram muita coisa, pois a cirurgia já estava agendada. Chegou o dia 4 e lá estava a Ruth em Florianópolis. No dia do seu procedimento pediram uma bateria de exames e, quando chegaram os resultados, a barda da Ruth recebeu outro nome: câncer (e dos sérios) no útero apontou a biopsia. Foi encaminhada de volta a Lages para iniciar quimioterapia e radioterapia urgentemente.


Brincando com vidas 2

Ruth é daquelas mulheres que trabalhava de segunda a segunda e agora vai ter que se aposentar (de acordo com o médico). Como diarista, sustentava a família e tentava, com o pouco que sobrava, concluir as obras de sua casa. E agora, como vai sustentar a família? Como vai terminar a tão sonhada casa? Não entendo o porquê da demora no atendimento, na realização dos exames. Por que estão brincando com a vida das pessoas? Por que tanto descaso com quem precisa apenas ser tratado com dignidade? Que profissional é esse que diz que uma dor contínua não passava de barda? Que pessoas são essas que prometem rios e fundos em campanhas eleitorais, inclusive que doarão seus salários, que visitarão todos os dias Unidades de Saúde e nada muda? Saúde anda um caos aqui, lá, acolá, mas as pessoas que precisam da saúde pública não podem continuar sendo tratadas com tanto descaso, com tanto desrespeito. P.S.: Deixo aqui o meu apelo a todas as mulheres que também precisam da UBS: façam seus preventivos, corram atrás, exijam exames. Não permitam, jamais, que suas dores, sejam elas quais forem, sejam chamadas de "barda".


Maquiador lageano é destaque nacional

Produções inspiradas na novela global Pantanal, feitas por maquiadores catarinenses, foram apresentadas no programa Mais Você, na manhã da última terça-feira (10). O lageano Breno Barbosa foi o vencedor da batalha. Além da personagem Juma (Alanis Guillen) virando onça, ele também maquiou em seu corpo animais pantaneiros. Posso dizer que não conhecia o Breno e muito menos o trabalho que ele realiza. Entrei no seu Instagram e confesso que fiquei impressionada com o que vi. Um maquiador deslumbrante. "De Lages para o Brasil inteiro", comemorou Breno. Com certeza o número de seguidores do @brenuq vai aumentar.

  

O maquiador Breno Barbosa teve seu trabalho reconhecido nacionalmente. Foi destaque no programa

global Mais Você e elogiado por Ana Maria Braga


Superação

Falei recentemente neste espaço sobre a participação de Maria Cristina Martins na corrida pelo deserto mais árido do mundo. A médica pediatra percorreu os 23 quilômetros prometidos Mountain do Deserto do Atacama, na Cordilheira dos Andes e bem no dia do seu aniversário (01.05). O trecho, conta ela, envolveu diversos tipos de superfície como asfalto, terra, pedras, mas o mais difícil mesmo foi o das dunas, uma vez que os pés afundavam na areia. Mas ela não desistiu e cumpriu a prova em pouco mais de duas horas. Maria Cristina ficou em 14º lugar do geral feminino e foi a 4a colocada na categoria 45-55 anos. O marido e também médico, Pablo Knihs, acompanhou a esposa em todo o percurso.


A corrida de Maria Cristina e Pablo no Deserto do Atacama


Paraíso

A foto aí encontrei em uma das redes sociais do Movimento Lages Livre (MLL) e ela registra um dos pontos turísticos no interior de Lages: o túnel 22, localizado na Coxilha Rica (e eu não sabia da existência deste lugar). Além da localização, na legenda do registro diz ainda que "Lages tem lugares magníficos, pena que o nosso turismo é pouco explorado". Concordo plenamente. Vivemos em uma das regiões mais lindas do país, que nos presenteia com uma natureza de tirar o fôlego. Fazendas, pousadas, culinária, atrativos que chamam a atenção de turistas. Anos atrás, Lages ficou conhecida como a Capital Nacional do Turismo Rural e até mesmo este título perdemos. Falta aquela continuidade, falta aquela vontade de fazer acontecer, de não desistir, de mostrar ininterruptamente que somos sim uma região forte e abundante e que podemos movimentar a economia neste setor.


O Túnel 22 está localizado no refúgio de vida selvagem de Santa Catarina,

a Coxilha Rica


Sônia Maggi Grazziotin conferiu de perto como ficaram as faixas confeccionadas

por ela e pela filha, Cassita, à rainha (Raissa Freitas) e princesas (Natalia Heineck

e Caroline de Lima) da Festa do Pinhão. E pelo jeito ela gostou do que viu. As

faixas se destacam junto às roupas usadas pelas garotas


Curtas

*Em uma semana, quatro reajustes no preço dos combustíveis. Isso mesmo, em uma semana. Nem uma pausa de 15, 30 dias estão dando mais. Tem sido praticamente todos os dias. E adianta falar, espernear, achar um absurdo? Não, não adianta. Quem deveria dar um basta nisso não está nem aí, pois não paga o combustível que usa. Quem paga somos nós.


*Dia desses, lia matéria sobre a aeronave da Azul que não conseguiu pousar no aeroporto regional de Correia Pinto por questões meteorológicas. Não foi a primeira e nem vai ser a última vez. Desde que iniciaram a construção deste aeroporto já se sabia que o local não seria apropriado devido a reviravoltas do tempo, principalmente nesta época do ano.


*Mas para não me chamarem de pessimista, torço para que tudo funcione direitinho. Até mesmo a confirmação da vinda de mais uma linha aérea, a da Gol.


Carla Reche Anterior

Carla Reche

Carla Reche Próximo

Carla Reche

Deixe seu comentário