<
logo RCN
Tradicionalismo

Bia Melo

A chegada do gado bovino no pama e o surgimento do tropeiro

É difícil falar em Sul do Brasil pois, na verdade, quando do início do período da mineração, a América era ainda dividida pelo Tratado de Tordesilhas e, teoricamente, a região onde encontramos o atual estado do Rio Grande do Sul pertencia à Espanha. Não é à toa que nesta região as atividades econômicas se assemelham às da Argentina, Paraguai e Uruguai (na verdade, Vice Reino do Prata). Se por um lado as condições geográficas e climáticas estimularam essa atividade, por outro é necessário lembrar que a criação de gado na região platina se iniciou para abastecer as minas de prata do interior do Peru, tanto no sentido de transportar para o interior os produtos provenientes da Espanha, como no sentido inverso, trazer das minas a prata, que era embarcada em navios nos rios da Bacia do Prata e no porto de Buenos Aires.

Foi essa atividade dinâmica na Bacia do Prata que estimulou o governo português a intervir na região. Mesmo antes da assinatura do Tratado de Madri, em 1750, Portugal atuava no sentido de incorporar a região a seus domínios, interessado em participar do comércio local. Isso explica a fundação da Colônia do Sacramento em 1680 e o estímulo dado à ocupação das terras gaúchas.

No entanto, podemos dizer que ao longo do século XVI e início do XVII, o Rio Grande do Sul era "terra de ninguém", habitada principalmente por índios guaranis e por onde passavam eventualmente alguns bandeirantes em busca de índios para aprisionar e escravizar.

A história do tropeirismo - Um dos capítulos mais importantes da formação gaúcha e um dos menos lembrados - integrou diferentes regiões do Brasil, e traçou a rota da formação de muitas cidades da região Sul e Sudeste. Foi através dessa atividade que se consolidou o movimento comercial do país, que se definiram vocações econômicas regionais, e que as enormes extensões de pampas gaúchos encontraram seu destino, que marca a atividade econômica de algumas regiões do Estado até os dias atuais.

Antes de se analisar a atividade dos tropeiros, é preciso lembrar da origem da riqueza que exploravam: o gado disperso pelos campos gaúchos.


A beleza de Mirelle Almeida, que reside em Los Angeles

e vem se destacando em terapias alternativas. Ela tirou

um tempinho para curtir a linda cidade de Temecula, localizada

no estado americano da Califórnia, no condado de Riverside,

em uma visita à encantadora Vinícola Wilson Creek Winery


Adriely Nunes Gil, no auge dos seus 15 anos, comemora

com um um lindo ensaio fotográfico pelas lentes de

Rodrigo Nunes e maquiagem de Duda Flores



Belo registro dos parceiros da música, Daniel Pakri Sá de Liz e Índio Ribeiro.



No último dia 06, Laura Nunes comemorou mais um ano

de vida, toda cheia de charme e beleza, no click da Foto Argus

Bia Melo Anterior

Bia Melo

Bia Melo Próximo

Bia Melo

Deixe seu comentário