<
logo RCN
Tradicionalismo

Bia Melo

Bebida típica do Cone Sul 

Chimarrão (do espanhol rioplatense "cimarrón"), ou mate (do quíchua "mati") é uma bebida característica da cultura do Cone Sul, legada da cultura indígena (caingangue, guarani, aimará e quíchua), produzida pela infusão da planta erva-mate moída em água quente a aproximadamente 70 graus Celsius, em uma cuia com uma bomba.

Histórico

Os primeiros povos de que se tem conhecimento de terem feito uso da erva-mate são os índios guaranis, que habitavam a região definida pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, na época da chegada dos colonizadores espanhóis; e os índios caingangues, que habitavam na região dos atuais estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Misiones. Da metade do século XVI até 1632, a extração de erva-mate era a atividade econômica mais importante da Província Del Guayrá, território que abrangia praticamente o Paraná, e no qual foram fundadas três cidades espanholas e quinze reduções jesuíticas.

O chimarrão chegou a ser proibido no sul do Brasil durante o século XVI, sendo considerado "erva do diabo" pelos padres jesuítas das reduções do Guairá, que, no entanto, a partir do século XVII, mudaram sua atitude para com a bebida e passaram a incentivar seu uso com o objetivo de afastar a população local do consumo de bebidas alcoólicas.


Chimarreando com os Tauras 

Na última segunda-feira (24), o CTG Tauras da Serra realizou, no Mercado Público Municipal, em Lages, o evento denominado “Chimarreando com os Tauras”, evento realizado em comemoração ao Dia do Chimarrão. 

O evento contou com a apresentação de vários artistas locais, entre eles: Jhony de Sá; Pedro Henrique; Eder Goulart; Douglas Moraes e o Grupo Trinca. 

Com esta iniciativa, o CTG Tauras da Serra busca manter as tradições gaúchas da Serra Catarinense, tendo em vista que o chimarrão é considerado um dos principais símbolos desta cultura e pode ser interpretado como um convite social, visto que o chimarrão é uma bebida normalmente apreciada e compartilhada em grupos.

A 1ª Edição do “Chimarreando com os Tauras” contou com o patrocínio da Fundação Cultural de Lages e Mercado Público Municipal e os presentes puderam tomar um bom mate com as ervas Mate Nativo.



(Créditos das fotos: Henrique Belling e Tauras da Serra)

Foto: Bia peões e prendas

Peões e prendas que compõem a Família "Tauras da Serra" comemorando o sucesso da 1° edição do "Chimarreando com os Tauras" no Mercado Público de Lages



Foto: Bia o Anfitrião

O anfitrião do evento, patrão do CTG Tauras da Serra, Arione, recepcionou o Secretário de  Turismo de Lages, Álvaro Mondadori (Joinha), juntamente com o capataz Claudio



Foto: Bia a Cuia

A cuia passando de mão em mão pelos peões do CTG Tauras da Serra: Costa, José Evandro, Cláudio e Bassoli



Foto: Bia os integrantes

Os integrantes do CTG Tauras da Serra, Everton e Vinícius, receberam os amigos para saborear um mate bem cevado.


Bia Melo Anterior

Bia Melo

Bia Melo Próximo

Bia Melo

Deixe seu comentário