4° Edição da Cavalgada do Índio na Terra da Cebola e do Santuário Nossa Senhora de Lourdes e Louvor
A Cidade de Ituporanga, no Alto Vale, é conhecida como a terra da cebola e agora destaca-se pelo turismo religioso com um dos belos cartões postais da cidade, o Santuário Nossa Senhora de Lourdes e Louvor.
O monumento de Nossa Senhora de Lourdes tem 40 metros de altura e aproximadamente 400 toneladas. É possível chegar à escultura a pé, por uma escadaria com 460 degraus, com a companhia das 12 estátuas dos apóstolos distribuídos no decorrer do caminho ou utilizar a rampa de acesso para veículos que alcança a base da estátua.
Na base do monumento, há a Capela do Louvor, que serve de oratório com capacidade para 120 pessoas. Ao lado de Nossa Senhora de Lourdes, foi construída a primeira cruz panorâmica do Brasil, com altura de 50 metros. É possível que os turistas subam na estrutura, com ajuda de um elevador, até alcançar uma plataforma de vidro, a 35 metros do chão, para apreciar a bela vista de Ituporanga e o Rio Itajaí do Sul, que cruza a cidade. Outro destaque do complexo é o maior terço suspenso do mundo, com 40 metros de altura.
Mas não fica para trás o turismo de lazer, como as cavalgadas que dia a dia vão ganhando mais espaço no cenário dos eventos do nosso estado de Santa Catarina.
No último final de semana aconteceu a Cavalgada do Índio, na localidade de Cerro Negro e movimentou todos os adeptos do cavalo, reunindo mais de 400 cavaleiros que percorreram um lindo trajeto entre matas, rios e estradas.
A recepção aconteceu no sábado à noite, onde foi servido delicioso carreteiro e a animação ficou a cargo do grupo Chiquito Bordoneio e da Banda Elyte. No domingo pela manhã foi servido o tradicional café com iguarias da região.
A cavalgada começou às 8:30 e contou com a participação de diversas autoridades como o prefeito Gervásio Maciel, prefeitos de outros municípios e visitantes que elogiaram a organização, trajeto e o carinho dos anfitriões. O retornou foi no mesmo local da saída e ao meio dia, foi servido o delicioso churrasco. À tarde, a animação foi por conta de Aluísio Ferraz, realizando a tradicional domingueira.
Os empresários, Josselir de Souza (Índio ) e Paula, realizadores da cavalgada, receberam os cavaleiros com muita hospitalidade e conviveram com os amigos nesses dias de muita alegria e descontração. Eles possuem uma maravilhosa estrutura no galpão do" Buteko do Índio", espaço dedicado a eventos. Lá aconteceram os shows e bailes. Há também uma cancha de laço.
Recentemente, eles iniciaram com a atividade de turismo rural e construíram cinco chalés para melhor receber quem vai ao Buteko do Índio. Parabéns ao casal empreendedor que está apostando e investindo no turismo do município de Ituporanga.










Deixe seu comentário