Corredor de Canto e Poesia - 21º Pouso
Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, a Fazenda da Chapada, em Painel, recebe o 21º Pouso do Corredor de Canto e Poesia. O evento reúne poetas, músicos e compositores de diversas regiões para compor novas canções e poemas inspirados na cultura nativista e serrana.
Sobre o Corredor de Canto e Poesia
O Corredor de Canto e Poesia é um evento singular que, ao longo de duas décadas, consolidou-se como um importante espaço de criação e troca de saberes na cultura nativista. É uma verdadeira imersão na tradição gaúcha e serrana.
O Corredor é uma oficina de criação poética que acontece anualmente em uma fazenda da região. Ao longo de três dias, os participantes têm a oportunidade de trocar conhecimentos, compartilhar experiências e dar vida a novas obras, sempre inspirados por um tema central.
O evento é, primordialmente, um espaço para a produção de novas músicas e poemas, estimulando a criatividade e a expressão artística dos participantes. Ao promover a composição de obras com temática regional, o Corredor contribui para a valorização e a perpetuação da cultura nativista, suas raízes e tradições.
A interação entre poetas, músicos e compositores, oriundos de diferentes regiões, fomenta a troca de experiências e o enriquecimento do repertório cultural de cada um, o caráter fechado do evento, com convites restritos a participantes indicados, cria um ambiente propício para a concentração e a imersão na experiência artística, os três dias de imersão permitem aos participantes se dedicarem integralmente à criação e ao aprimoramento de suas obras e, embora não seja um concurso competitivo, a presença de jurados proporciona um feedback qualificado aos participantes e destaca obras de destaque.
O acervo de mais de 700 obras originais compostas ao longo de duas décadas demonstra o impacto e a relevância do Corredor de Canto e Poesia para a cultura regional nativista e se tornou referência na cena cultural da região.
A cada edição, um ícone da cultura nativista é homenageado e recebe o título de Madrinheiro. Nesta edição, o poeta Rogério Villagran recebe o Troféu Madrinheiro. Sua obra, marcada pela profundidade e pela conexão com a terra, é um exemplo inspirador para todos os participantes.
Serviço
O quê: 21º Pouso do Corredor de Canto e Poesia
Quando: 22, 23 e 24 de novembro de 2024
Onde: Fazenda da Chapada, Painel/SC
Informações: Comissão Organizadora (49) 99835-4820 – Dudi Marafigo | (49) 90803-0765 – Evertom Waltrick


Fotos: Egberto Dutra (2023)

Homenageado do Corredor de Canto e Poesia
Deixe seu comentário