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BR -282

Projeto das terceiras faixas levará mais de dois anos, obras não têm previsão

  • Acidentes fatais são comuns na rodovia, a exemplo deste em julho

    Corpo de Bombeiros / Divulgação

Reunião realizada na Fiesc, em julho de 2023, previa o início das obras para 2024, fato que não se confirmou Mauro Maciel

A implantação de terceiras faixas são apontadas como vitais para reduzir o número de acidentes fatais no trecho entre Lages e Palhoça da BR-282, a segunda rodovia mais perigosa de Santa Catarina, em número de mortes, só perde para a BR-101. Mas, na melhor das hipóteses, as obras devem começar somente em 2027. 

Em reunião Plenária Regional Serra da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), realizada na segunda-feira (12) na Acil, o superintendente Regional do DNIT em Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade, informou que o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTEA) do trecho compreendido entre Florianópolis e o entroncamento com a BR-116 (223,1 km) está concluído.

A contratação da empresa para realizar os projetos está prevista para novembro de 2024, com entrega do projeto básico em novembro de 2025 e do projeto executivo em novembro de 2026.

Como o início das obras depende do projeto executivo, da liberação de verbas federais e contratação por licitação de empresa construtora, na melhor das hipóteses as obras serão iniciadas no segundo semestre de 2027, daqui a três anos. 

A reunião foi conduzida pelo vice-presidente Regional Serra da Facisc, Antonio Carlos Floriani, e contou com a presença de representantes das associações empresariais de Lages, Correia Pinto, São Joaquim, Urubici e Bom Retiro.

No evento, o superintendente do Dnit falou da manutenção das rodovias federais e do andamento de outras obras, a exemplo de uma para desviar o trânsito pesado do Centro de Palhoça. 

Em 2023, promessa foi outra

Para debater o projeto BR-282 + Segura e Eficiente, reunião realizada no dia 14 de junho de 2023, na Fiesc, em Florianópolis, contou com a presença do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Alysson de Andrade.

Na oportunidade, ele prometeu que a construção das terceiras-faixas no trecho inicial da BR-282, entre Águas Mornas e Alfredo Wagner, deveriam começar no primeiro semestre de 2024. 

A previsão foi repassada na reunião da Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), oportunidade em que Alysson representou o ministro dos Transportes, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho. 

Essa é uma demanda antiga da Fiesc, prevista no projeto BR-282 + Segura e Eficiente, lançado pela entidade em 2021. Na época, Alysson falou que a licitação para contratação do projeto das faixas adicionais na BR-282 seria lançada em julho, data que agora mudou para novembro de 2024. 

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