<
logo RCN
Lages

Prefeitura e forças de segurança unem esforços na busca de soluções para população em situação de rua

  • Fábio Pavan/PML

Durante a reunião ficou evidente a necessidade de fortalecer as políticas públicas que auxiliem na recuperação e reintegração dessas pessoas na sociedade

A Prefeitura de Lages promoveu, na terça-feira (7), reunião para debater as ações voltadas ao atendimento da população em situação de rua.

O encontro reuniu integrantes de secretarias municipais, como Assistência Social e Saúde, e representantes das forças de segurança pública.

O principal objetivo foi debater as políticas públicas voltadas à reintegração social das pessoas em situação de vulnerabilidade e criar um diálogo estreito entre os órgãos envolvidos no processo.

Além da prefeita Carmen Zanotto e do chefe de gabinete, Samuel Ramos, participaram a Delegada Regional de Polícia Civil, Luciana Rodermel; o comandante do 6° Batalhão de Polícia Militar de Lages, tenente-coronel Marcos Paulo Rangel; a secretária Municipal da Saúde de Lages, Susana Zen e servidores da Secretaria Municipal da Assistência Social.

Durante a reunião ficou evidente a necessidade de fortalecer as políticas públicas que auxiliem na recuperação e reintegração dessas pessoas na sociedade, ao mesmo tempo em que se busca garantir a manutenção da ordem pública. Entre as ações apresentadas para o enfrentamento dessa questão, destacam-se: 

- Criação e fortalecimento de programas de saúde específicos para ampliar o tratamento de saúde mental e dependência química, problemas frequentemente associados à situação de rua;

- Intensificar o trabalho das equipes de abordagem social, que identificam e encaminham as pessoas em situação de rua para os serviços de apoio;

- Reforço no atendimento psicológico e social, com foco na reintegração dessas pessoas à sociedade;

- Parcerias com o setor privado para oferecer oportunidades de emprego e qualificação profissional às pessoas que demostrem interesse; 

- Criação de uma comissão que será responsável pela aplicação das novas medidas para diminuir esse problema social;

A prefeita Carmen Zanotto destacou que a busca por soluções para essa questão é uma prioridade da gestão e reforçou a importância da colaboração entre o poder público e a sociedade civil.

"A situação de rua é uma questão complexa, que exige soluções estruturadas e a participação ativa de todas as esferas governamentais. Por isso, propusemos esse encontro para discutirmos o tema e, ao mesmo tempo, planejarmos, de forma conjunta, as ações que serão adotadas a curto, médio e longo prazo”, afirmou. 

Secretaria Municipal da Educação abre cadastro para contratação de estagiários para os Centros de Educação Infantil Anterior

Secretaria Municipal da Educação abre cadastro para contratação de estagiários para os Centros de Educação Infantil

Eleitas diretorias da Amures, Cisamures e Cisama Próximo

Eleitas diretorias da Amures, Cisamures e Cisama

Deixe seu comentário