OAB/SC abre inscrições para o maior evento jurídico de Santa Catarina |
Furto de grelhas de bueiros coloca pedestres em risco
As pessoas devem redobrar a atenção ao caminhar nas ruas e avenidas de Lages. As grelhas metálicas instaladas nas bocas de lobo são alvo de ladrões. No último mês, mais de 10 unidades foram furtadas, principalmente nas ruas que passaram por obras de revitalização no Centro e na Avenida 1º de Maio, que também foi reformada.
Os buracos abertos pela ausência da proteção podem causar acidentes graves, principalmente com fratura dos membros inferiores. Para evitar esse tipo de problema, a prefeitura repõe as peças ao custo aproximado de R$ 400,00 cada. "As câmeras de videomonitoramento já flagraram esse tipo de crime, que infelizmente se tornou comum. Mostram uma pessoa, dessas que aparentemente circulam pelas ruas com carrinhos, arrancando a grade," explica Franco Mendes, engenheiro fiscal da prefeitura.
Franco comenta que as grades são fixadas com concreto e mesmo assim as pessoas arrancam. "Tem alguém comprando. É algo pesado e está concretado, não é fácil de arrancar."
O Código Penal Brasileiro prevê multa e pena de um a quatro anos de reclusão para quem furta. O mesmo código também prevê punição para as pessoas que agem como receptores, compram e revendem esse metal. A prefeitura já prestou queixa para que a Polícia Civil identifique os criminosos.
Deixe seu comentário