Previsão indica neve ampla e acumulados de até 12 centímetros em São Joaquim |
-
Fabrício Furtado/FCL
Evento será no Mercado Público na quarta-feira (20) a partir das 19h
O dia 20 de setembro de 1835 marca oficialmente o início da Revolução Farroupilha, e as celebrações tomam basicamente todo o sul do país com diversas atividades de propagação da memória tradicionalista e das manifestações de músicas nativistas, por exemplo.
Em Lages, as comemorações deste ano iniciaram no último sábado com cavalgadas e a chegada da Chama Crioula no Mercado Público de Lages após desfile que percorreu as principais vias da cidade.
A iniciativa teve a participação de Centros de Tradição de Gaúcha, Associação Lageana De Cultura e Arte Tradicionalista (Alcat) e Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina (MTG-SC) que além do desfile do sábado, também promoveram apresentações de arte e cultura no espaço do Mercado. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Lages por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Mercado Público, Diretoria de Trânsito, e Fundação Cultural de Lages.
Para a próxima quarta-feira (20), as homenagens continuarão com a participação dos Centros de Tradição Gaúcha Anita Garibaldi, Barbicacho Colorado, Planalto Lageano e Tauras da Serra e a Alcat. Também na programação, show com Adriano Posai e Grupo Pátria Sulina.
Responsável pelo show musical da noite, o cantor e compositor Adriano Posai diz que a música também é elo importante para a celebração da data.
“O Dia do Gaúcho assim como qualquer data histórica tem a função da preservação e exaltação das memórias da Revolução Farroupilha. Nossa música faz parte da mesma proposta, a propagação de uma cultura tão bonita e abrangente que chega a todas as partes do mundo”, diz.
Deixe seu comentário