-
Rodovia SC-114, em São Joaquim
Foto: Anderson Amarante/Amures
Os municípios da Serra Catarinense, especialmente os situados na região de maior altitude, acima de 900 metros, estão prontos, mobilizados e em clima de expectativa para ocorrência de neve entre a noite dessa quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29).
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu comunicado sobre a queda brusca das temperaturas e frio intenso, abaixo de 0°C. O frio chega com força na quarta, com maior chance de neve na madrugada de quinta-feira. A massa polar terá potencial para quebrar recordes de temperatura e um alerta vermelho está em curso para a Serra Catarinense.
Um dos aplicativos meteorológicos de maior credibilidade no mundo, o Windy, sinaliza para ocorrência de neve em São Joaquim, com acumulado de um centímetro, Urupema com 0,3 centímetros e Bom Jardim da Serra com 0,4 centímetros.
O resfriamento deve ser rápido e acentuado, com temperaturas despencando de 19°C na tarde desta terça-feira (27), podendo atingir até -7°C na sexta-feira em pontos de maior altitude, como o Morro das Antenas em Urupema e o Mirante da Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra.
A tendência de formação de ampla e intensa geada a partir de sexta-feira, também deve atingir pontos próximos ao litoral catarinense. Todos os modelos meteorológicos que monitoram o clima, indicam a possibilidade de ocorrência de neve e geada durante esta semana.
A umidade nas encostas da Serra do Rio do Rastro deve congelar e formar uma espessa camada de gelo sobre a pista de rolamento. O acúmulo de gelo favorece a ocorrência de acidentes e diante disso, é protocolo da Polícia Militar Rodoviária jogar sal na pista para acelerar o derretimento do gelo.
Considerado o principal cartão postal da Serra Catarinense, a Serra do Rio do Rastro tem mais de 1.400 metros de altitude. O gelo que se forma pode ser visto a distância nos paredões, o que faz com que os viajantes e curiosos parem para registrar imagens.
Urupema em festa de aniversário para receber turistas
Um dos destinos mais procurados da Serra Catarinense para desfrutar desses momentos de baixas temperaturas, o município de Urupema tem boas expectativas para o aumento no fluxo de turistas, segundo a secretária de Turismo, Aline Pereira.
“Nossa rede hoteleira já está prevendo e está preparada para um alto índice de ocupação”, disse Aline, observado que os restaurantes estão com boas expectativas para melhor acolher os visitantes.
O Centro de Apoio ao Turista em Urupema estará aberto e oferecendo orientações, mapas, dicas de passeios, café, chá e todo apoio que o turista precisar. Para quem desejar estender o passeio, no final de semana terá uma programação especial para o aniversário do município.
Na programação, apresentação cultural, venda de produtos artesanais, tarde dançante e muita animação para comemorar os 36 anos de Urupema.

Estrutura receptiva em Urupema
Quantidade de leitos: 500
Restaurantes: 5 abertos ao meio dia e 6 abertos à noite
Pousadas: 40
Hotéis: 3
Cafés: 2
Unidade habitacional:180 (receptivas)
Serra do Rio do Rastro deve congelar
Reconhecida por Capital das Águas, Bom Jardim da Serra é um dos maiores destinos turísticos da Serra Catarinense. E não por menos, pois o município é recheado de atrações turísticas, como cânions, cachoeiras, Serra do Rio do Rastro e atividades ao ar livre como trilhas e cavalgadas.
Além disso, a município oferece a possibilidade de conhecer a cultura gaúcha e saborear pratos típicos nos restaurantes que são referência para a Serra Catarinense. Quando o assunto são cânions, os turistas podem conhecer o Cânion do Funil, Cânion da Ronda e Cânion das Laranjeiras.
A Cascata da Barrinha, localizada próximo ao portal da cidade é outro atrativo à parte, o acesso é todo por deck modular. A Serra do Rio do Rastro com suas vistas panorâmicas e uma das atrações mais famosas do Brasil. Ao lado tem o Parque Eólico, com possibilidade de observar as estações eólicas da estrada.
No centro da cidade, a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, possui beleza única e uma praça com cascata que congela nesses dias de ocorrência de neve e geadas.
“Nossa expectativa é atingir 100% de ocupação a partir dessa quinta-feira. Estamos registrando uma demanda expressiva tanto em cotações quanto no fechamento de diárias”, informou o diretor de turismo de Bom Jardim da Serra, Benito Sbruzzi.
Benito recomenda que os turistas devem se deslocar para a Serra Catarinense com reserva confirmada, pois o frio intenso pode congelar as pistas e impedir a locomoção de veículos. Ele adverte: “passar a noite em carros sem agasalhos adequados pode ocasionar hipotermia”.
Além disso, é essencial que os turistas estejam preparados com casacos para aproveitar as atividades indoor, como as caminhadas nos cânions da Laranjeiras, Ronda e Funil.
Estrutura receptiva em Bom Jardim da Serra
Quantidade de leitos: 1.200
Hotéis/Pousadas: 92
Restaurantes/cafés: 20
Rede hoteleira praticamente lotada em São Joaquim
A previsão de neve gerou grande expectativa para a rede hoteleira de São Joaquim. Até a manhã dessa terça-feira, a cidade já estava com cerca de 90% de ocupação confirmada. Muitos hotéis e pousadas estão se preparando para esse momento, desde o início do outono para receber os turistas com conforto e segurança.
De acordo com a diretora de Turismo, Ana Paula Lemos, em relação ao mesmo período do ano passado, já se observa um aumento significativo na procura, impulsionado justamente pela possibilidade de neve.
“Além da hospedagem, a cidade também oferece uma variedade de atrativos turísticos, gastronômicos e experiências, especialmente voltadas ao enoturismo”, recomenda Ana Paula. A Secretaria de Turismo está com o Centro de Informações Turísticas ativo para atender e orientar os visitantes, mas segundo ela “é fundamental que as pessoas venham com planejamento, façam reservas antecipadas e tragam roupas adequadas”.
A grande concentração de turistas em São Joaquim, ocorre em frente à igreja Matriz, na Praça João Ribeiro, Centro e na Praça Cezário Amarante, que é um marco histórico no coração da cidade. A praça é em homenagem a um dos líderes mais influentes da cidade, o quarto prefeito por 28 anos, de 1898 a 1926.

A cidade tem ainda, pontos importantes para o turismo, como o Mirante dos Pinheiros, um dos locais mais espetaculares a apenas 3km do centro, com vista deslumbrante. O museu Histórico Assis Chateaubriand com um belo acervo e exposições temáticas de resgate da memória do município.
A Exponeve, onde são ofertados produtos originários de São Joaquim, produzidos pelos artesãos locais como vestuário, lembranças da cidade, decoração, mel, doces, licores e variedades de souvenirs e dente outros, o Snow Valley Experience Park, uma das maiores referências da cidade.
Estrutura receptiva em São Joaquim
Quantidade leitos: 1.300
Restaurantes: 15
Pousadas: 45
Hotéis: 6
Cafés: 10
Pousadas Alternativas: 30
Deixe seu comentário