Juliano Mandelli conduz diagnóstico da prestação jurisdicional em SC |
Projeto institui a Semana de Conscientização sobre a Trombofilia
-
A doença aumenta o risco de problemas graves como trombose venosa, AVC ou embolia pulmonar, por exemplo
Clínica Origem / Divulgação
Pernas inchadas, sensação de falta de ar, inchaço e dores são sinais que podem passar despercebidos, mas são sintomas da trombofilia, condição que torna as pessoas mais propensas à formação de coágulos no sangue. O deputado Marcius Machado (PL) é autor de Projeto de Lei que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre a Trombofilia, que foi aprovado em plenário na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta semana. O projeto segue agora para sanção ou veto do governador.
A doença aumenta o risco de problemas graves como trombose venosa, AVC ou embolia pulmonar, por exemplo. Os coágulos formados pela trombofilia surgem porque as enzimas do sangue, que fazem a coagulação, deixam de funcionar corretamente. Isso pode acontecer devido a causas hereditárias, pela genética, ou acontecer por causas adquiridas ao longo da vida, como gravidez, obesidade ou câncer. A probabilidade também pode aumentar pelo uso de medicamentos como anticoncepcionais orais.
Durante visitas nos municípios catarinenses, o deputado Marcius Machado recebe relatos de casos frequentes da doença, por isso, acredita que ela precisa ser amplamente divulgada, para promover a conscientização. "Precisamos ter essa compreensão de que essa doença pode aumentar o risco a problemas de saúde como AVC e embolia pulmonar", afirma o autor do projeto.
Marcius, que também é autor de Projeto de Lei já sancionado pelo Governo do Estado, que institui a Semana de Conscientização das Intolerâncias ao Glúten e Lactose, ressaltou que não basta apenas a aprovação da lei, mas também a realização das atividades referentes às conscientização das doenças. Neste ano, não foram realizadas atividades alusivas a conscientização da intolerância ao glúten e lactose, que deveriam ter ocorrido em maio.
Foto: Trombifilia
Crédito:
Legenda: A doença aumenta o risco de problemas graves como trombose venosa, AVC ou embolia pulmonar, por exemplo
Deixe seu comentário