Juliano Mandelli conduz diagnóstico da prestação jurisdicional em SC |
Grupo de Apoio atende doentes renais em Lages
Com objetivo de oferecer qualidade de vida, tratamentos e assistências que o SUS e a prefeitura não cobrem, o Grupo de Apoio aos Renais Crônicos (Graarc) mantém uma filial em Lages. A instalação ocorreu em setembro de 2020 e, desde junho deste ano, a instituição começou a atuar com atendimento ao público e aos pacientes que se cadastraram na ONG.
O grupo é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos e que realiza ações de apoio psicossocial, nutricional, suplementar à saúde e jurídica de forma gratuita aos pacientes diagnosticados com doença renal, independentemente da idade. Os serviços são complementação alimentar, nutricional e à saúde, como leite, suplementos, medicamentos, exames e consultas, desde que não sejam fornecidos pela Rede Pública de Saúde.
"O cadastro para atendimento à pessoa com diagnóstico de doença renal consiste no estudo socioeconômico da família, por meio da triagem, realizada pelo setor de Serviço Social. Neste caso, o paciente deve apresentar o laudo médico e receituários, no momento da entrevista", comenta o coordenador da filial de Lages, Willian da Silva Goulart.
Atualmente, Lages está com três pacientes cadastrados, uma delas é uma criança de um ano e cinco meses. "Este paciente nasceu com a doença renal e chega a ter um custo mensal de de R$ 800 a R$ 1000, quando não tem exames e consultas de urgências. Nosso grupo de apoio cobre todos esses custos".
Willian ainda comenta que o objetivo do grupo é oferecer e prestar assistência a pacientes com doença renal de toda região. "Queremos, através de apoio dos veículos de comunicação, divulgar a ONG para todos os municípios da região, pois nosso objetivo é ajudar mais pessoas. Nossa matriz, em Tubarão, atualmente conta com 300 pacientes cadastrados e a assistência acontece enquanto o paciente estiver com a doença ativa".
O trabalho realizado pelo grupo se deve a recursos doados pela comunidade, por meio de doações em gêneros e/ou financeiras, parcerias e campanhas, de forma espontânea. "Ainda, para darmos continuidade aos nossos trabalhos, gostaríamos de pedir o auxilio das pessoas e empresas para doarem ao nosso grupo. Qualquer valor e/ou doação é bem vinda, estamos de portas abertas para quem quiser conhecer a instituição e a forma que a gente trabalha", comenta ela acrescentando que a instituição está localizada no prédio da Clínica Ana Carolina, Rua Marechal Deodoro, 856, 6° andar sala 02, em frente ao Hospital Tereza Ramos.
Cadastro de pacientes e doações, o contato é pelo telefone (whatsApp) (49) 3380 0812.
Deixe seu comentário