Frio chega e Assistência Social disponibiliza canal 24 horas para abordagem social |
-
Canva
Este profissional tem papel fundamental na formação da sociedade, garantindo seu bom funcionamento, pluralidade e democracia
O advogado tem duas datas comemorativas no Brasil: O dia 19 de maio (Dia do padroeiro da profissão, Santo Ivo) e no dia 11 de agosto, data em que o primeiro curso de direito foi fundado no país. Seguir carreira no direito oferece diversas vertentes de trabalho, todas com seu devido reconhecimento, mas a profissão do advogado é essencial para a manutenção da justiça na sociedade. Cabe à atividade advocatícia ser uma espécie de negociadora ou conciliadora, capaz de solucionar conflitos, entre partes opostas de um problema.
É papel do advogado a garantia e o cumprimento do direito do seu cliente, em meio a uma sociedade que está cada dia mais complexa e burocrática, é preciso que exista um profissional responsável por decifrar o emaranhado de informações que acomete o cidadão diariamente. Além de dar clareza aos problemas, o advogado também faz papel de conselheiro e defensor dos direitos do indivíduo.
O estudante de direito passa cinco anos se dedicando ao bacharelado, ao fim deve ter aprovação no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para poder atuar. São páginas e páginas de leis, doutrinas e estudos de jurisprudências que preparam o advogado para cumprir seu papel na sociedade. Ser um advogado competente significa manter-se sempre atualizado e muito bem preparado para atender aos anseios da sociedade, sempre em busca de um mundo justo e legal.
Conforme o artigo 133 da Constituição Federal, o advogado é indispensável à administração da justiça. Logo, o advogado tem um papel fundamental na formação da sociedade, garantindo seu bom funcionamento, pluralidade e democracia.
O compromisso que o profissional que optou por essa carreira firma com todos os cidadãos é, além de tudo, uma garantia à defesa de todos, por isso deve-se sempre prezar pelo profissional habilitado, dedicado e capacitado para cumprir com toda a sociedade esse papel.
Muitas vezes a própria opinião pública vira-se contra o advogado, mas como o grande jurista brasileiro Rui Barbosa dizia: Ninguém é indigno de defesa. Assim como em qualquer profissão, jamais se pode generalizar a classe baseando-se em poucos exemplos de má conduta ante ao papel do advogado.
Por fim, é justo afirmar que assim como o médico é responsável por assegurar a vida de um paciente, o advogado também preza pelo bem de terceiros, sempre visando a versão mais clara da justiça.
“Parabéns advogados do Brasil que não se deixam corromper pelas adversidades diárias, as burocracias tecnológicas e a corrupção judiciária em nome desta profissão que é uma das mais nobres na garantia da democracia e do fortalecimento do Estado Democrático de Direito,”
Fonte: Blog Jurídico Correspondentes
SC será anfitriã da II Conferência Nacional de Arbitragem
A OAB Santa Catarina será responsável por sediar a II Conferência Nacional de Arbitragem. O anúncio que confirmou a próxima anfitriã do evento foi feito pelo vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, ao final de sessão do Conselho Pleno na noite desta segunda-feira (8). A Seccional catarinense já havia pleiteado ser o palco do encontro e aguardava apreciação do pedido.
Em maio deste ano, um ofício subscrito pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, reiterou o interesse da instituição em sediar a conferência. “Estamos à disposição para auxiliar na organização do evento, que certamente vai destacar ainda mais a atuação da OAB Santa Catarina e inserir o Estado na vanguarda da arbitragem brasileira e internacional”, ressaltou Cláudia.
O vice-presidente da OAB Nacional lembrou que, em 2021, a Seccional catarinense havia sido escolhida para sediar a conferência, mas sua realização acabou cancelada em função da pandemia. "Nós teríamos, no final do ano passado, a segunda Conferência Nacional de Arbitragem em Santa Catarina. Prometemos caprichar no evento", observou Horn, que à época presidia a OAB/SC.
A primeira edição da Conferência Nacional de Arbitragem aconteceu em São Paulo e reuniu cerca de 400 participantes.
Com informações do CFOAB.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC
Deixe seu comentário