Contemporânea

Débora Bombílio

Cheguei!

Amo escrever isso: Cheguei! Parece um portal para um outro mundo. E eu adoro outros mundos. Hoje esse portal se abre aqui no Folha da Serra, e já chega comemorando um ano deste jornal que nasceu em dias difíceis, em meio a uma pandemia, ungido pelo óleo da coragem. Outra palavra que amo escrever: Coragem! E será assim de agora em diante. Cheia de coragem cheguei para integrar este time de vitoriosos. A partir desta edição entrarei em suas casas trazendo notícias, mensagens e imagens que encerram em si um pouco da história de todos nós. Bem-vindos e bem-vindas a esse meu novo mundo!


"E a doçura é tanta que faz insuportável cócega na alma. Viver é mágico e inteiramente inexplicável".

Clarice Lispector




Compondo Mulheres

Neste domingo (17), o Lages Garden Shopping, recebe a partir das 15h, o espetáculo "Compondo Mulheres". Uma ideia incrível da cantora Aline Amorim, juntamente com a também cantora Aryane Duarte, que reunirá 26 cantoras de Lages e região, com o objetivo de levantar a bandeira do Outubro Rosa através de suas belas vozes. Aline explica que além de levar este alerta pela saúde das mulheres através da música, o objetivo do evento é o de realizar arrecadação de materiais de limpeza, caixas de leite e ajuda financeira para a Casa Colibri e a Casa Maria Tereza, entidades que dedicam-se ao cuidado de pessoas com câncer. "As músicas interpretadas falarão de Mulheres, sua força, coragem e muita vida".


Clickbait...

A série de suspense sobre redes sociais Clickbait, narra a vida de Nick Brewer que é sequestrado, e sua vida passa a depender de um jogo online que envolve visualizações e curtidas. Será, porém, que a história macabra é baseada em fatos reais? De acordo com os cocriadores Tony Ayres e Christian White, Clickbait não se baseia em nenhum acontecimento registrado. Contudo, eles contaram que o roteiro teve como base alguns acontecimentos do golpe chamado "catfish", em que uma pessoa se passa por outra na internet. Agora não vou contar mais nada, porque perderia a graça. O certo mesmo é que esta Série da Netflix é ótima para refletir sobre a vida moderna e também para maratonar no fds pois ela começa e termina. Uma temporada só!


A ACIL recebeu o título honorífico "Amigo do Bombeiro",

como forma de gratidão pela entidade ter cedido o terreno

para instalação do posto avançado do Corpo de Bombeiros,

na Área Industrial de Lages. O presidente da ACIL,

Carlos Eduardo de Liz, recebeu a homenagem das mãos

do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de

Santa Catarina, Coronel BM Charles Alexandre Vieira.


Já conhece o Cristovão?

Desenvolvido pelo Sebrae, o DescuBRa Lages, é uma guia da cidade com Realidade Aumentada e Tour. Você vai conhecer os principais pontos turísticos de Lages de forma interativa e divertida na companhia de Cristóvão, o guia virtual que apresenta as atrações da cidade com simpatia e conhecimento. Além disso, você pode escolher no mapa as atrações de interesse e montar seu próprio roteiro de passeio. Agora ficou mais fácil conhecer Lages! Baixe já o app.


Vai ter "Tsunany" em Lages

Cirurgia plástica sem limites, exercícios físicos em excesso e mal-estar causados pelo uso indiscriminado de celulares e aplicativos são alguns dos "malsucedidos hábitos" da vida moderna, abordados de forma bem-humorada por Nany People no espetáculo Tsunany. O stand-up será apresentado em Lages, no dia 21 de novembro, com produção de Roger Andrade. Já salva essa data e garanta boas risadas.


Foi no Serrano Tênis Clube o encontro de campeões

do saudoso time de futsal Hélio Moritz. O Presidente do

Clube, Rafael Oneda fez questão de recepcionar a equipe

de ouro. Entre eles o ex-governador Raimundo Colombo,

goleiro do Moritz. E por falar em Serrano Tênis Clube, no

dia 6 de novembro, será realizada a abertura da temporada

de verão. Piscinas abertas! É o verão lageano se anunciando.

A diretoria em breve divulgará as atrações desse dia festivo.


Música na Serra

A 9ª edição do Festival Internacional Música na Serra está chegando. Do dia 28 de novembro à 04 de dezembro receberemos o melhor da música clássica, sempre com o objetivo de descentralizar a cultura através de concertos e possibilitar que estudantes da região aperfeiçoem seus conhecimentos com professores de grande renome. Além de Lages, Urubici e Rio do Sul também receberão o Música na Serra, que conta com a direção artística do maestro Jean Reis, mestre em Música e Regência Orquestral e Violino. Mais detalhes sobre a programação acesse musicanaserra.com.br


Edna Antoniolli e a equipe do Todalinda, participaram

em Curitiba do Master Academy, curso do renomado

hairstylist Robson Souza. "O mundo da beleza está

sempre cheio de novas tendências e tratamentos.

Por isso é fundamental estarmos sempre nos

atualizando", enfatiza Edna.


Transcatarina passará por Lages

Os dias de 26 a 30 de outubro serão de muita adrenalina para os amantes de off-road de todo o Brasil. Será realizado mais uma edição do Transcatarina, tendo Lages em seu roteiro. "É a 13ª edição do evento e já temos 265 veículos inscritos, com previsão de entrar para o calendário como um dos principais eventos 4x4 do país", ressalta o Secretário de Desenvolvimento e Turismo de Lages Álvaro Joinha. "De Fraiburgo a Tubarão, serão 800km de muita emoção e poeira levantada durante os cinco dias de evento".


A personal trainer Raquel Godoy, estava simplesmente

divina na sua missão madrinha de casamento de

Andressa Miola da Costa e Carlinhos Amaral. No melhor

estilo princesa moderna, ela arrasou com esse modelo

assinado pelo La Única Ateliê.

Detalhe: O evento realizado no Clube Caça e Tiro, com

muita pompa, circunstância, elegância e gente bonita,

marcou o retorno pós-pandemia dos grandes eventos

sociais lageanos. Uma festa maravilhosa marcada pela

felicidade radiante dos noivos e show do cantor Buchecha.

"Só love, Só love"!


Três Perguntas com Maitê de Liz Vassen Schurmann


"Preste atenção ao seu corpo e com a mínima desconfiança procure o seu médico".


O Outubro Rosa está aí para lembrar-nos que a nossa saúde é de todos o bem mais precioso. Por isso iniciamos esse box da nossa coluna com a Médica Oncologista Dr Maitê de Liz Vassen Schurmann.


*De que maneira o Outubro Rosa contribui para a conscientização da importância do cuidado das mulheres com sua saúde?

É um mês que faz a mulher lembrar da importância do autocuidado. De olhar para si e, assim, perceber se tem algo de errado no funcionamento do corpo. Nossa vida é tão corrida, que muitas vezes nos deixamos de lado o cuidado com nossa saúde, e essa campanha, vem para lembrar a mulher que uma vez por ano é preciso fazer os exames de preventivo do câncer de colo de útero, mamografia e ultrassom de mamas.


*Qual a importância da prevenção para evitar que milhares de mulheres recebam todos os anos diagnóstico de câncer?

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis.

O objetivo da prevenção é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável.

- Praticar exercício físico, pelo menos 150 minutos por semana;

- Comer comida de verdade, livre de alimentos ultraprocessados e embutidos;

- Não fumar, não beber

- Manter o peso adequado, evitando a obesidade.

E o mais importante: Preste atenção ao seu corpo e com a mínima desconfiança procure o seu médico.


*Como nós mulheres podemos nos transformar em pessoas atuantes, defensoras da causa "Outubro Rosa" durante todo o ano?

Disseminando conhecimento para as pessoas que não tem tanto acesso às informações corretas. Orientando a necessidade da realização desses exames de rastreamento, que são a mamografia e o ultrassom de mamas, pois com a realização desses exames podemos diagnosticar o câncer do início e, assim, com a chance de alcançar a cura do câncer em 95% dos diagnósticos. Além do autoexame é fundamental a realização dos exames de imagem, pois só ele pode detectar o câncer quando ele estiver com 1 ou 2 milímetros de tamanho e, assim, aumenta muito a chance de cura.




folhadaserra sim

Gabriel Antunes de Oliveira - site.jpg

Menu

Contatos

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados. Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina