Cirurgias eletivas seguem suspensas em SC

Murici Balbinot/RCN
Foto: Mauricio Vieira/Secom

As cirurgias eletivas que demandam uso de medicamentos do chamado kit intubação permanecem suspensas em Santa Catarina até 10 de maio. O texto que define a prorrogação foi publicado na última sexta-feira (30) e mantém as regras da última portaria.

Neste sentido, estão permitidas cirurgias tempo sensíveis - aquelas em que o atraso prejudica a saúde do paciente - e as de urgência e emergência. Ficam suspensas as demais cirurgias que são consideradas de alta e média complexidade e que demandam anestesia geral ou o uso de medicamentos do chamado 'kit intubação'.

A medida serve para evitar que faltem os medicamentos para os pacientes da Covid. A suspensão é aplicável a todas as unidades hospitalares que dispõem de leitos de internação de UTI, intermediários ou clínicos.

A suspensão da realização de cirurgias eletivas aumentou a fila por esses procedimentos em Santa Catarina. Atualmente, há mais de 95 mil cirurgias aguardando realização via SUS no Estado, segundo a Secretaria de Saúde (SES).

As consultas e exames eletivos, que permaneceram suspensas por pouco mais de um mês, seguirão liberadas, com regras que definem o distanciamento do atendimento de pacientes Covid.



folhadaserra sim

Menu

Contatos

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados. Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina