logo RCN

Educação realiza terceiro Seminário Regional de Práticas da Educação Fiscal

  • Toninho Vieira/PML

Com o objetivo de proporcionar debates e reflexões sobre o tema, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta quarta-feira (25 de novembro), o III Seminário Regional de Práticas e Expectativas de Educação Fiscal. O evento foi realizado através de videoconferência, com apoio do Observatório Social, Orion Parque, Receita Federal, OAB e Sindifisco. 

O Seminário, que teve sua primeira edição em 2018, contou com aproximadamente 500 inscritos este ano e teve mais de 1.700 visualizações durante o evento. Teve como tema Seminário: Cidadania e Educação Fiscal em Tempos de Pandemia e contou com três palestras; "Temas de governo e cidadania", "Projetos e o tema transversal da educação fiscal dentro da BNCC" e "Fiscalização do dinheiro público em tempos de pandemia". 

Foram apresentados cases de sucesso das escolas do campo, dos Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims) e das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), em todos os segmentos contemplados. Este ano foram oferecidas 80 horas de formação continuada aos professores. 

Segundo o coordenador do programa da Educação Fiscal do Sistema Municipal da Educação, Cristian Oliveira, cerca de 172 professores estão participando das ações de 2020. "Para o ano que vem, pretendemos lançar o projeto Conexão Fiscal, que contará com um ônibus itinerante que irá levar conceitos de educação fiscal para nossas escolas. Entre outras ações, que já estão em planejamento", destaca. 

Durante o evento também foram divulgados os vencedores do I Concurso de Curta-Metragem da Educação Fiscal, um dos momentos mais esperados. O concurso contou com 60 inscritos nas categorias: Educação Infantil; Estudantes do 1° e 2° ano; do 3° ao 5° ano; do 6° ao 9° ano e ensino médio itinerante. Também participaram estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Os vencedores do 1°, 2° e 3° lugar ganharam prêmios como PlayStation 4; smartphone e pen drive. 

Conheça o programa de Educação Fiscal

O programa de educação fiscal é uma prática interdisciplinar presente na rede municipal desde 2012. O programa foi sugerido à Secretaria Municipal da Educação pela Receita Federal e teve início com quatro escolas piloto, sendo duas municipais e duas estaduais. Também fizeram parte deste processo o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Associação Lageana de Assistência ao Menor (Alam). 

Em 2013 foram realizadas palestras nas escolas. Assim, o desafio de implantar a Educação Fiscal para a Cidadania foi aceito pelos diretores escolares e posteriormente foi ofertado um curso de formação aos professores. 

Neste ano de 2020, a Educação Fiscal está atendendo a uma estimativa de mais de oito mil estudantes em 28 EMEBs, dez CEIMs e 19 Núcleos de Educação no Campo. "Acolhemos a proposta do programa enquanto instrumento que pode colaborar com o processo de aprendizagem dos nossos estudantes, na construção de habilidades e competências que possibilitem a tomada de posição diante das demandas exigidas pelo contexto econômico, social, político e histórico", destaca Cristian. 

Texto: 

Fotos: Toninho Vieira


Operação Serramar cumpre prisão contra organização criminosa em Lages Anterior

Operação Serramar cumpre prisão contra organização criminosa em Lages

Cejusc Virtual facilita solução de conflitos nas 295 cidades de SC Próximo

Cejusc Virtual facilita solução de conflitos nas 295 cidades de SC

Deixe seu comentário