logo RCN
Palavra Presa na Garganta

Estreia de projeto sobre a obra de Chico Buarque será na Univille

O relançamento do livro “Palavra Presa na Garganta”, da pianista e produtora cultural Marisa Toledo, será marcado por rodas de conversa da autora em seis universidades e centros universitários catarinenses.

A estreia da programação está agendada para o dia 29 de maio, às 19h30, no anfiteatro da Univille, em Joinville, encerrando o Maio Cultural, evento que a instituição promove ao longo do mês.

Segundo a professora Ângela Finardi, o objetivo é abrir as portas para artistas e agentes culturais da cidade apresentarem suas produções, intensificando as ações da própria universidade. Oficinas, peças teatrais, debates, exibição de filmes e música fazem parte do Maio Cultural.

“Palavra Presa na Garganta” analisa o impacto do contexto político dos anos 1960 sobre a obra de Chico Buarque. O volume está sendo relançado em versões acessíveis – e-book com descrição de imagens, audiobook com trilhas incidentais do compositor e videobook em Libras –, para alcançar leitores cegos e surdos.

Antes mesmo do bate-papo que assinala a primeira etapa do projeto, os novos formatos inclusivos já estão disponíveis gratuitamente pela internet (confira no perfil do Instagram).

As demais palestras já têm datas definidas. Marisa Toledo vai a Concórdia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFC), dia 6 de junho, às 20h; à Udesc Florianópolis, dia 11 de junho, às 18h; à Udesc Laguna, dia 18 de junho, às 16h; à Furb de Blumenau, dia 25 de junho, às 19h; e finalmente à Uniplac de Lages, dia 2 de julho, às 19h.

A autora revela a expectativa de despertar, no público estudantil, o interesse pelo embate entre artistas e censura que marcou tanto o panorama cultural pós-1964.

“Espero que promova uma reflexão sobre a ingerência violenta do Estado, seja física, psicológica, e que haja consciência sobre a importância da liberdade artística”, sublinha Marisa, produtora com mais de 180 projetos impulsionados via leis de incentivo, à frente da Agência Cultural AqueleTrio.

Proposta cultural realizada com recursos do governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023, o livro tem o apoio institucional do IMPAR, o Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento.

Projeto promove a arte e a dança em Lages Anterior

Projeto promove a arte e a dança em Lages

Parque Conta Dinheiro começa a ser modificado para receber a Festa do Pinhão Próximo

Parque Conta Dinheiro começa a ser modificado para receber a Festa do Pinhão

Deixe seu comentário